Topo

Leonardo Sakamoto

Em ano de Copa, eis uma Frente Parlamentar Nacionalista

Leonardo Sakamoto

23/03/2010 15h52

Foi anunciado, nesta terça, o lançamento da Frente Parlamentar Nacionalista no Congresso Nacional. Tendo o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) como coordenador, ela pretende "questionar as motivações de organizações não-governamentais estrangeiras de defesa do meio ambiente", segundo a Agência Câmara.

Uma nota distribuída pela assessoria do deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) anuncia que, no evento, será lançado o Prêmio Joaquim Silvério dos Reis, a quem ela chama de "traidor mor do Brasil". Mas sou obrigado a discordar: há tanta gente que rifou seu povo e recursos naturais a troco de lucro fácil nos últimos 200 anos que, perto deles, o delator da Inconfidência Mineira seria considerado um estagiário…

Ambos os deputados integram a bancada ruralista, que está em campanha aberta para a mudança do Código Florestal e da Lei de Crimes Ambientais. Por "mudança" leia-se "flexibilização", "afrouxamento", "esterilização", "inutilização"…

Quem defende o desenvolvimento sustentável e o direito das populações tradicionais e dos trabalhadores rurais frente ao crescimento econômico sem limites é visto por muitos dos parlamentares da bancada ruralista como canalha ou ingênuo. Em outras palavras, faz o jogo dos "gringos" e joga o Brasil na latrina. É aquela coisa: se você está comigo é gente boa. Se está contra mim, é um safado. Esse maniqueísmo todo pode ser ótimo para tornar o mundo mais fácil de ser entendido, mas péssimo para nele viver.

Como já disse aqui anteriormente, fala-se de interesses externos de olho no solo e no subsolo da Amazônia. Culpa-se as ONGs estrangeiras que atuam aqui por isso. É claro que existem ONGs canalhas, muitas, mas da mesma forma que empresas e governos desqualificados. Contudo, esses parlamentares não falam sobre a degradação ambiental, social, trabalhista causada por empresas estrangeiras e nacionais que têm interesse no tipo de "progresso" a qualquer custo. A Amazônia, o Cerrado e o Pantanal já estão internacionalizados. E não é de agora.

Em ano de Copa do Mundo, em que as tintas verdes e amarelas desaparecem das lojinhas por excesso de demanda, nada mais pertinente que lançar uma Frente Parlamentar Nacionalista. Pois, esse é um país que vai pra frente! Um país deitado em berço esplêndido cheio de desertos verdes a serem conquistados! Um país que não teme inimigos externos desejosos de impedir que esta nação atinja seu ideal de ser a mais resplandescente entre as demais! Com inimigos que querem nos tirar a Amazônia! Que não entendem que, às vezes, é preciso crescer o bolo para depois reparti-lo! Um país que devemos defender e respeitar sem críticas ou meias palavras!

Enfim, o Brasil deveria ser do jeito que alguns querem que ele seja. Daí, sobram duas opções: Ame-o ou Deixe-o.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.